terça-feira, 19 de setembro de 2017

AULA – 29.08.17 – Arte, cultura e Educação – Prof. Rosy Barberi


Formas da de arte: PCNs - No PCN de Arte, o professor deve capacitar seus alunos para que possam dominar com mais propriedade as linguagens da Arte.
Artesanato;( A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem)*(VER NA SITE,  ). http://www.programaartebrasil.com.br/hist_artesanato/hist_arte.asp ( Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C +ou-) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.)( Esculturas e artefatos manuais)
Pinturas;(desde as rupestres até o homem desaparecer do planeta…)
Dança;( Isadora Dunkan, as danças tribais (índios), as danças Folclóricas- Boi Bumba, quadrilhas etc..) Comunicação cultural de cada povo, cada tempo, etc.
Teatro; teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região -HISTORIA OCIDENTE- A maior parte das histórias se baseiam em mitos ou relatos antigos e seu objetivo principal é mostrar o caráter dos personagens, o papel da humanidade no mundo e as conseqüências das ações individuais.(INDIVIDUALISMOxGRUPO) Em grupo somos fortes, mas, é muito mais difícil!!(Completudo)
Música; Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. (Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos) Exemplo canção de Asa Branca-
Arquitetura= As primeiras grandes obras de arquitetura remontam à Antiguidade, mas é possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos pré-históricos, quando foram erigidas as primeiras construções humanas.
*(Literatura: A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras. (PÓS AULA))
*ESCULTURA: Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.
(*COMPLEMENTAÇAO EM FUNÇAO DA COLABORAÇAO DAS MENINAS.)

Expressar é um verbo que corresponde a ação de expor alguma coisa, seja por meio de palavras ou atitudes.
Expressar é declarar alguma coisa, dar a opinião ou transmitir o que se pensa sobre algo. Como na frase: "ele perdeu o medo e conseguiu expressar sua opinião sobre a situação"
Quando fala-se, em expressar através de uma ação, e não com palavras, podemos entender este sentido de representar, como no exemplo: "as obras do artista conseguiam expressar a sua raiva em relação ao momento que vivia".
Quando alguém fala em "expressar sentimentos" significa revelar seus sentimentos, o que pensa e como se sente em relação a outra pessoa ou coisa. Geralmente é associado à declarar amor a outra pessoa, como ao dizer "eu te amo". (Até para falar do que não gostamos é muito importante, saber, aprender fazê-lo)
Uma pessoa que não expressa seus sentimentos, adequadamente, refletidamente é tida como alguém frio, “sem educação”, histérico, histérica e, ou que não se envolve e guarda para si as coisas que sente. É considerado alguém difícil de lidar e conviver, pois não sabe, muitas vezes, definir o que sente a respeito de determinadas coisas ou ações. Expressar-se é uma forma de manter uma convivência saudável com os amigos, família, com o mundo e consigo mesmo.O HISTÓRA DA BORBOLETA DE UMA ASA SO contrário de expressar, ou seja o antônimo do verbo, é esconder, calar ou silenciar
Segundo os PCns a arte é Fruição.
O que é fruição: Fruição é a ação de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa, situação, oportunidade e etc.
O verbo fruir está relacionado com o ato de desfrutar ou ter prazer com algo.
Exemplo: “Ela soube fruir todos os melhores momentos de sua vida” (“Ela soube aproveitar todos os melhores momentos de sua vida”)

POEMA
''O artesanato não quer durar milênios nem está possuído da pressa de morrer prontamente. Transcorre com os dias, flui conosco, se gasta pouco a pouco, não busca a morte ou tampouco a nega, apenas aceita esse destino. Entre o tempo sem tempo do museu e o tempo acelerado da tecnologia, o artesanato tem o ritmo do tempo humano. É um objeto útil que também é belo; um objeto que dura, mas que um dia, porém se acaba e resigna-se a isto; um objeto que não é único como uma obra de arte e pode ser substituído por outro objeto parecido, mas não idêntico. O artesanato nos ensina a morrer, e fazendo isto, nos ensina a viver".
Poema feito DE: Mila Viegas

“A borboleta de uma asa só”

OFICINA – FAÇA SUA BORBOLETA “ ANDAR E EM GRUPO É MAIS fácil.”

Nenhum comentário: